Proposta Pedagógica


A Proposta Pedagógica da Rede Sagrado contempla um trabalho dinâmico, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, partindo do movimento ação-reflexão-ação, na busca incessante da excelência acadêmica e da formação do cidadão comprometido com a defesa da vida, legado do fundador do Instituto, Pe. João Antônio Gailhac.

Apoiada nos princípios de desenvolvimento dos saberes contemporâneos e num processo educativo que estimule a criatividade, a construção da autonomia e do pensamento crítico, garante que cada pessoa seja respeitada na própria dignidade e singularidade. Proporciona condições para que o aluno forme para si um modelo de mundo, com sentido e significado solidários.

Tem como concepção de ensino a teoria construtivista sócio-interacionista por ser coerente com os princípios fundamentais da educação evangélico-libertadora. O conhecimento se funda na construção e participação. A ação de conhecer e de inventar o real nos faz reconhecer que não há um sujeito que detém o conhecimento, mas os sujeitos que, a partir da interação, constroem o conhecimento. Nos processos de desenvolvimento da aprendizagem, o ponto de partida não é nem o sujeito e nem os objetos do conhecimento, mas a interação de ambos.

Nesta perspectiva, a Rede Sagrado propõe uma postura dinâmica e coerente entre a proposta curricular e a prática pedagógica, apoiando-se nas relações interpessoais, nas situações problematizadoras com abordagem integrada e flexível, tendo a avaliação como processo do cotidiano escolar, essencial como estímulo ao autoconhecimento e fortalecimento da autoestima.

Objetivos Educacionais dos
Colégios Sagrado Coração de Maria:

  • Queremos viver como cidadãos globais, trabalhando para criar uma comunidade global de compaixão e esperança onde:
    • Contribuir para a construção de uma sociedade justa e solidária, em defesa da vida;
    • Criar um ambiente propício à vivência participativa, que respeite e valorize a pluralidade cultural como princípio universal;
    • Oportunizar a apreensão e ressignificação de conhecimentos historicamente organizados, estabelecendo relações entre fatos, conceitos e princípios;
    • Favorecer o questionamento da realidade, a formulação de problemas e a busca de respostas e soluções com criatividade, intuição e pensamento crítico;
    • Garantir o processo de construção, produção e socialização do conhecimento sociocultural, científico e tecnológico a serviço da cidadania, em busca da transformação social;
    • Concretizar ações pedagógicas que facilitem os processos de desenvolvimento cognitivo, afetivo-social, psicomotor e de aprendizagem significativa;
    • Proporcionar condições que favoreçam o desenvolvimento da auto-estima e da autonomia intelectual, moral e religiosa construindo um espaço significativo de aprendizagem, dando ao ato de estudar e às atividades escolares um significado social e interativo, que incentive a curiosidade, a participação e a partilha.
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