Proposta Pedagógica
A Proposta Pedagógica da Rede Sagrado contempla um trabalho dinâmico, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, partindo do movimento ação-reflexão-ação, na busca incessante da excelência acadêmica e da formação do cidadão comprometido com a defesa da vida, legado do fundador do Instituto, Pe. João Antônio Gailhac.
Apoiada nos princípios de desenvolvimento dos saberes contemporâneos e num processo educativo que estimule a criatividade, a construção da autonomia e do pensamento crítico, garante que cada pessoa seja respeitada na própria dignidade e singularidade. Proporciona condições para que o aluno forme para si um modelo de mundo, com sentido e significado solidários.
Tem como concepção de ensino a teoria construtivista sócio-interacionista por ser coerente com os princípios fundamentais da educação evangélico-libertadora. O conhecimento se funda na construção e participação. A ação de conhecer e de inventar o real nos faz reconhecer que não há um sujeito que detém o conhecimento, mas os sujeitos que, a partir da interação, constroem o conhecimento. Nos processos de desenvolvimento da aprendizagem, o ponto de partida não é nem o sujeito e nem os objetos do conhecimento, mas a interação de ambos.
Nesta perspectiva, a Rede Sagrado propõe uma postura dinâmica e coerente entre a proposta curricular e a prática pedagógica, apoiando-se nas relações interpessoais, nas situações problematizadoras com abordagem integrada e flexível, tendo a avaliação como processo do cotidiano escolar, essencial como estímulo ao autoconhecimento e fortalecimento da autoestima.